Recent Posts

11.2.06

Orgulho e preconceito



Jane Austen escreveu apenas seis livros, mas estes deram origem a inúmeros filmes e séries de TV. Austen, que ficou solteira toda a vida, foi uma analista única das relações humanas e das suas condicionantes - desde logo as sociais.
As adaptações à tela da sua obra costumam resultar em filmes bonitinhos, aquilo que designamos habitualmente por 'qualidade BBC'. E quanto a este 'Orgulho e preconceito', realizado pelo desconhecido Joe Wright? Eu diria que se eleva acima desta média. Desde logo devido a Keira Knightley, que compõe uma extraordinária Elizabeth Bennet, a jovem de pelo na venta que se dá ao luxo de recusar pretendentes (sendo de uma família pobre, naquela época) e que detesta o aristocrata Mr.Darcy mal o conhece, por este ser tão snobe. Este por sua vez também despreza a família dela, demasiadamente grosseira e ávida de caçar bons partidos para as cinco filhas. Preconceitos de parte a parte, portanto. E orgulho, da parte de Elisabeth, que demora muito tempo a reconhecer que se enganou e a ouvir o coração. Se o filme pertence quase inteiramente a Knightley, o realizador também tem os seus méritos: a realização é segura e até imaginativa (se bem que um pouquinho exibicionista - lembrei-me de 'Barry Lyndon' várias vezes), e tem o enorme mérito de nos dar a respirar o inigualável mundo de Jane Austen, não o passando pelo rolo compressor que equaliza tudo no formato copiado da TV, que os filmes 'adaptação-de-livro-de-prestigio' têm tendência a seguir. Numa época em que cada vez se lê menos, há formas piores do público adolescente (cada vez mais o principal 'consumidor' de cinema) descobrir uma enorme escritora.
Pride & Prejudice, Grã-Bretanha, 2005. Realização: Joe Wright. Com: Keira Knightley, Matthew MacFadyen, Donald Sutherland, Brenda Blethyn, Rosamund Pike, Simon Woods, Jena Malone, Judi Dench.

3 comments:

Catarina said...

Queria ver. Sim. Tenho de procurar um cinema barato por estas Terras Baixas.

P.R said...

Não concordo em nada com o que disseste :P passa por http://takea-break.blogpsot.com e ve a minha critica ;)

Unknown said...

Hummm...será que os filmes por aí são dobrados em Holandês? ;)