Recent Posts

23.4.06

Infiltrado



'Infiltrado' é um heist movie (subgénero'filme de reféns') competente, mas não mais do que isso. Contando com um número impressionante de estrelas (Denzel Washington, Clive Owen, Jodie Foster, Chiwetel Ejiofor, Christopher Plummer) não era o filme que se esperaria de Spike Lee, nomeadamente depois do mui sui generis 'Ela odeia-me'. Não tanto por não ser um filme 'independente', mas claramente uma grande produção 'à Hollywood', mas mais por não se notar a 'marca' Spike Lee, sendo ele um realizador tão idiossincrático. Mostra-nos uma Nova Iorque multi-cultural, o protagonista é um negro, há uma referência ou outra a árabes, mas... so what? Nada que seja suficiente para se tirar qualquer mensagem daqui. Aliás penso que se têm tirado conclusões politicas deste filme por se saber que é de Spike Lee, mais que por outro motivo qualquer - fosse o filme realizado por um qualquer tarefeiro e ninguém veria nele mais do que o que lá está. Onde ainda assim se nota mais o dedo do realizador é na realização, sendo o ritmo mais lento que o habitual em filmes deste género, bem como na ausência de qualquer grande surpresa ou reviravolta a la Mamet, mostrando que Lee não liga assim tanto à história, estando mais interessado nas suas personagens.
Sendo o maior sucesso comercial de sempre de Spike Lee, não será no entanto por 'Infiltrado' que o realizador verá o seu nome inscrito na história do cinema...
Inside Man, E.U.A., 2006. Realização: Spike Lee. Com: Denzel Washington, Clive Owen, Jodie Foster, Chiwetel Ejiofor, Christopher Plummer, Willem Dafoe, Carlos Andrés Gómez, Kim Director, James Ransone, Peter Gerety, Victor Colicch.

3 comments:

Unknown said...

Não se aceitam comentários sexistas neste blog! Isto é uma casa séria ;)

Ademar de Queiroz (Demas) said...

Gostei muito de "Inside man": roteiro inteligente, atuações muito boas e as mãos e a mente de um grande diretor. Abração.

Unknown said...

Eu não gostei assim tanto, mas concordamos numa coisa: o Spike Lee é um grande realizador.
Abraço!