Recent Posts

8.8.06

A lula e a baleia



Um escritor famoso (Jeff Daniels, um favorito dos críticos, e meu também) está com dificuldades em editar o seu novo livro; a sua mulher (Laura Linney), por seu lado, está a emergir como escritora de sucesso, ela que nunca tinha escrito uma linha antes de o conhecer. O seu casamento, esse está naturalmente a ir por água abaixo e quem leva por tabela são os dois filhos do casal. O mais velho, de 15 ou 16 anos, anda confuso com os conselhos que o pai algo hippie lhe dá (não se prender à namorada); o mais novo, de 12 anos, perdeu completamente o rumo, dividido entre a Mãe que só pensa no jovem amante, e o pai que só tenta perceber porque é que a sua vida artística e pessoal se afundou. Noah Baumbach, que escreveu e realizou este filme tem sido comparado a Wes Anderson (com quem co-escreveu 'The Life Aquatic with Steve Zissou '), Sofia Coppola ou P.T. Anderson. Talvez ainda não esteja ao nível deles, mas faz sentido integrá-lo neste grupo. 'A lula e a baleia' tem algumas das melhores qualidades do cinema 'independente' (excelentes diálogos, personagens não formatadas, grandes actores, vontade de retratar um 'meio disfuncional') e não tem nenhum dos seus piores tiques autorais. Num ano cinematográfico de vacas magras, é mesmo do melhor que se pode ver nos ecrãs.
The Squid and the Whale, E.U.A., 2005. Realização: Noah Baumbach. Com: Jeff Daniels, Laura Linney, Jesse Eisenberg, Owen Kline, Anna Paquin, Halley Feiffer, William Baldwin.

1 comments:

magarça said...

É um dos melhores filmes que vi este ano. Despretencioso e emocionalmente contido, o que nem sempre é facil numa história deste género.