Recent Posts

5.9.06

Crianças invisíveis



A nota informativa da distribuidora resume este projecto: " «Crianças Invisíveis», é uma colectânea de sete curtas-metragens, dirigida por cineastas de prestígio internacional, que narram, através da sua perspectiva pessoal, histórias únicas sobre as condições de vida das crianças na região do mundo de que são originários". Acrescente-se que os realizadores em causa, de 'prestígio internacional' muito variável, são o argelino Mehdi Charef, o bósnio Emir Kusturica, a brasileira Kátia Lund, o italiano Stefano Veneruso, o chinês de Hong Kong John Woo e os americanos Spike Lee e o par Ridley e Jordan Scott (curiosa esta dupla presença americana - aparentemente pretende representar a América negra e a branca, o que não deixa de ser uma acto politico considerável). Todos eles doaram o seu trabalho em benefício da UNICEF e do Programa Mundial de Alimentação.
Seis dos realizadores (sete, considerando os dois Scott) limitam-se a picar o ponto das boas intenções, enquanto que Spike Lee resolveu levar a coisa a peito e dá-nos um murro no estómago para que não estávamos preparados. A sua história sobre uma miúda seropositiva, filha de pais junkies, que por causa disso é gozada e martirizada na escola, é um tratado inteiro de como enfrentar um tema dificílimo com mão segura e sensibilidade, sem puxar nunca para a choraminguice. Não é à toa que há mais de vinte anos ele é um dos mais impiedosos críticos sociais do cinema americano.
All the Invisible Children, França/Itália, 2005. Realização: Mehdu Charef, Emir Kusturica, Spike Lee, Kátia Lund, Jordan Scott e Ridley Scott, Stefano Veneruso, John Woo. Com: Adama Bila, Elysee Rouamba, Uros Milovanović, Dragan Zurovac, Hannah Hodson, Rosie Perez, Andre Royo, Vera Fernandes, Francisco Anawake de Freitas, David Thewlis, Kelly MacDonald, Jack Thompson, Daniele Vicorito, Emanuele Vicorito, Zicun Zhao, Ruyi Qi, Bin Wang.

0 comments: