'16 Blocks' tinha, à partida, um argumento com os requisitos necessários para me agradar. Um policia alcoólico e na mó de baixo (Bruce Willis) tem uma hipótese de redenção num trabalho aparentemente simples que lhe calha por acaso : transportar um prisioneiro (Mos Def) da esquadra até ao tribunal, 16 quarteirões à frente (daí o título). Acontece que este vai depor contra um conjunto de polícias, e estes farão tudo que está ao seu alcance para que ele não chegue ao seu destino. Um western disfarçado, em suma. A primeira parte até se vê bem, polícia (bom) e criminoso em fuga pelas ruas da Chinatown nova iorquina, num jogo da caça e do rato com os polícias (maus).
Acontece que às tantas o nosso par se encontra encurralado num autocarro (estes filmes são sempre uma variação de 'Rio Bravo'). O dito autocarro tem os pneus furados e está cercado por metade da policia de Nova Iorque com o aparato que conhecemos: carros atravessados, barreiras de protecção, atiradores, etc., etc. Eis se não quando, o nosso herói (que já levou uns tiros e tem a mão direita inutilizada) põe o autocarro em marcha (deitado no chão para não apanhar outro balázio), leva tudo à frente e vira na primeira esquina (sempre deitado), enquanto o autocarro é alvejado, os vidros são partidos e são arremessadas bombas de gás lacrimogéneo lá para dentro. Miraculosamente quando a polícia lá entra...este está vazio! - já os nossos heróis se evaporaram e continuam tranquilamente a sua fuga a pé pelas ruas nova iorquinas... A partir desta cena, sem dúvida a mais estupidamente inverosímil do ano, no melhor estilo tom-atropela-jerry-e-este-torna-a-aparecer-na-cena-seguinte-pronto-para-outra, é impossível levar o filme a sério. Este aliás acaba por ir definhando até a um final chocho e lamechas, mas nessa altura há muito que nos tínhamos desinteressado.
16 Blocks, E.U.A./Alemanha, 2006. Realização: Richard Donner. Com: Bruce Willis, Mos Def, David Morse, Jenna Stern, Casey Sander.
5 comments:
É um filme de Richard Donner, com certeza.
Pois eu nem sabia quem ele era, fui ver este filme quase 'às escuras'. Mas de facto tem uma filmografia assim para o assustador...
Medianozito, vê-se sem causar danos.
Fraquito. Sem grandes momentos e um pouco déjà vu.
Já não se fazem bons policiais hoje em dia. Uma pena.
Post a Comment