'Infame' é inegavelmente prejudicado por chegar às salas depois de Capote. Tal como este, cobre os anos em que Truman Capote andou a escrever 'A sangue frio', mas naturalmente ressente-se do facto de aquela curiosidade biográfica, digamos assim, que o espectador teria por este período decisivo para a consagração de Capote, ter sido já satisfeita pelo muito competente filme que o antecedeu. 'Infame' acaba assim por ser uma variação sobre o mesmo tema. Carrega ainda mais na excentricidade do escritor (o seu guarda roupa é todo um programa), deleita-se com o ambiente endinheirado, sofisticado e mundano onde este se movia (por contraste com a terriola do Kansas para onde foi investigar o assassinato dos Clutter) e, factor mais distintivo, vai muito mais longe do que 'Capote' na relação entre Truman e Perry, o 'assassino-terno' que tanto fascinou o escritor. Enquanto o filme de Bennett Miller não sugeria mais do que uma atracção algo doentia de Capote pelo criminoso, aqui há declaradamente uma atracção homossexual mútua, em parte consumada.
Na minha opinião 'Infame' é um filme inferior a 'Capote' por um simples motivo: é mais descritivo, mais demonstrativo, quer-nos enfiar deliberadamente mais informação pela goela abaixo, em vez de nos deixar algum espaço, uma aberta para respirarmos. Onde 'Capote' sugere, 'Infame ' professa. Há no entanto um aspecto que é impossível não salientar: os seus actores. Num filme que tem um elenco impressionante, não podemos deixar de referir três interpretações: em primeiro lugar a do desconhecido Toby Jones que consegue a proeza impossível de meter a (óptima) interpretação de Philip Seymour Hoffman num chinelo; depois, a de Sandra Bullock, que pela primeira vez na vida não só não assassina um filme em que entra, como está francamente bem no papel da discretamente inteligente Harper Lee, a amiga de Capote e escritora de 'To Kill a Mockingbird' (que, diga-se de passagem, deu um belo filme de Robert Mulligan); e finalmente a mais curiosa - a de Daniel Craig, que numa altura em que está na berra pelo desempenho do durão e cínico James Bond, encarna aqui o aleijado e desamparado criminoso Perry Smith.
Infamous, E.U.A., 2006. Realização: Douglas McGrath. Com: Toby Jones, Sandra Bullock, Daniel Craig, Lee Pace, Peter Bogdanovich, Jeff Daniels, Hope Davis, Gwyneth Paltrow, Isabella Rossellini, Sigourney Weaver.
0 comments:
Post a Comment