Recent Posts

26.6.07

A ponte



Em 2004, Eric Steel pôs não sei quantas câmaras a apontarem 24 horas por dia para a Golden Gate Bridge com um propósito simples: 'apanhar' suicidas (a famosa ponte é um dos locais dos States mais escolhidos para o acto). De facto apanhou uns quantos, alguns dos quais nos são mostrados.
Obviamente mostrar uma pessoa a suicidar-se é algo mais que moralmente duvidoso, é de um voyeurismo obsceno e gratuito. Por mais que Steel se defenda, não encontro uma única razão que justifique esta sua opção. Queria alertar? Queria denunciar? Queria compreender? Nada disto implica filmar os suicÍdios e embrulhá-los num documentário.
Posto isto, quem mesmo assim tiver estômago para ver 'A ponte', depara-se com um documentário banal (Steel não é grande espingarda a realizar) mas com vários momentos pungentes, naturalmente. Há diversos testemunhos tocantes, nomeadamente de quem sobreviveu à tentativa de suÍcidio: um rapaz chega a contar que quando já estava do lado de lá da ponte, a preparar-se para saltar, uma turista lhe foi pedir se ele lhe tirava uma fotografia...
Enfim, é este, talvez, o único mérito deste documentário: dar-nos a ver a indiferença da maior parte das pessoas perante o que se está a passar. As pessoas atiram-se da ponte enquanto dezenas de outras passam tranquilamente ao lado. É arrepiante.
The Bridge, E.U.A., 2006. Realização: Eric Steel. Documentário.

0 comments: