Começo por dizer que não gostei de quase nada em ‘Expiação’. O filme é constituído por duas partes (acto e consequência) e uma breve conclusão. A primeira parte é exibicionista e a segunda irrelevante.
Na primeira parte, em que é descrito o acto que desencadeia a história, o realizador Joe Wright aproveita para mostrar as suas habilidades, seleccionando uma banda sonora grandiloquente, exibindo uns brilharetes sonoros, fotografando uns planos muito bonitinhos da paisagem ou de Keira Knightley pensativa. Quase me pareceu estar a ver um anúncio de perfumes, por vezes.
Na segunda parte, em que tinha que nos mostrar as terríveis consequências do acto perpetrado na primeira, perde-se em cenas de guerra irrelevantes, nunca nos conseguindo transmitir que estamos em presença de personagens cuja vida foi destruída.
Tendo uma história de base fortíssima entre mãos, Joe Wright nunca sabe lidar com ela, começando com o peito cheio de ar para logo o desbaratar ingloriamente, perdendo-se numa zona de nenhures onde não sobra quase nada que toque o espectador. Grande desilusão.
Atonement, Grã-Bretanha/França, 2007. Realização: Joe Wright. Com: Keira Knightley, James McAvoy, Saoirse Ronan, Romola Garai, Vanessa Redgrave, Brenda Blethyn.
6 comments:
Desilusão aqui, (quase) obra-prima para o Expresso...
Saudações cinéfilas
VA
Harry, gostei do blog, dos comentários e das indicações. Lancei recentemente um blog de cine e gostaria de linká-lo ao meu .. beijos e parabéns pelo blog!
Argumento bem desenhado; fotografia excelente; representaçõas muito bem conseguidas.
8/10
cumprimentos
consequentemente, já está nomeado...
Filme desequilibrado, de facto.
até que enfim encontro uma crítica sobre este filme que subscrevo!
Post a Comment