Recent Posts

12.2.08

O Comboio das 3 e 10



‘O comboio das 3 e 10’ tem sido destacado, não só por ser um western, como por ser um western-western e não um pos-western ou meta-western, ou o que se queira chamar aos últimos exemplares do género que têm aparecido nas salas. Como parece que os argumentistas actualmente já não tem a ‘inocência’ suficiente para escreverem um western-western, ou seja, um western cujo tema não seja o western, pegou-se então num clássico de 1957 de Delmer Daves e fez-se um remake.
‘O comboio das 3 e 10’ é um filme estimável e competente, com um excelente naipe de interpretações (Christian Bale, Ben Foster, Russell Crowe, Peter Fonda) e dirigido com mão segura (mas sem rasgos) por James Mangold, mas algo previsível e ‘forçado’ (o tema do pai-que-tem-que-impressionar-o-filho-que-o-vê-como-um-cobarde-e–se-sente–mais-ligado-ao-bandido já foi tratado inúmeras vezes com bem mais subtileza). Ou seja, fosse este filme da altura em que se faziam dezenas de westerns por ano, e duvido que alguém reparasse nele…
3:10 to Yuma, E.U.A., 2007. Realização: James Mangold. Com: Russell Crowe, Christian Bale, Ben Foster, Peter Fonda, Gretchen Mol, Logan Lerman.

0 comments: