Recent Posts

14.9.08

Irina Palm



Mesmo estando-se no áspero terreno do 'realismo britânico', o argumento de 'Irina Palm' assusta um pouco o potencial espectador: uma avozinha (Marianne Faithful, nem mais nem menos), para arranjar dinheiro com vista a salvar o neto da morte, emprega-se num sex club a fazer handjobs.

Mas o certo é que a coisa funciona. Faithful, sempre com um ar sofrido, começa por nos irritar um pouco, mas depressa percebemos que apanhou o tom certo, entre o low profile e a força interior que caracterizam a sua personagem. Quanto ao realizador Sam Garbarski, consegue dar-nos um retrato impe(la)cável da middle class, imiscuir-se no mundo da pornografia sem ceder a qualquer voyeurismo, e ainda terminar com um toque de conto de fadas que não se esperaria de todo num filme com este background. Uma boa surpresa.

Irina Palm, Alemanha/Bélgica/França/Grã-Bretanha/Luxemburgo, 2007. Realização: Sam Garbarski. Com: Marianne Faithful, Miki Manojlovic, Kevin Bishop, Siobhan Hewlett, Dorka Gryllus, Jenny Agutter.

2 comments:

O Puto said...

Também achei uma agradável surpresa. Apreciei também o sumo que o realizador espreme do argumento. A personagem de Marianne Faithful é algo impressionante, mas no fundo representa a adaptabilidade do ser humano.

Jaf said...

Senti exactamente o mesmo.

Excelente blog.

Abraço.