Recent Posts

25.9.08

Tempestade tropical



Quem viu ‘Zoolander’ sabe qual é o estilo de humor de Ben Stiller atrás da câmara: excessivo, hiper-paródico, hiper-referencial e sempre no limite do xunga. Mas não bronco (a la 'Knocked Up') nem imbecil (a la 'Uns Espartanos do Pior').

‘Tempestade Tropical’, sátira desvairada a Hollywood, não foge destes parâmetros. É bastante palerma (o argumento, sobre um grupo de prima donnas de Hollywood perdidas na selva vietnamita, é inenarrável), mas é uma palermice razoavelmente divertida e sempre inteligente. Enquanto que na nova comédia Americana há muita gente a quem foge o pé para o chinelo, Stiller faz o papel de sofisticado a fazer de bronco. Nem sempre escapa a fazer de bronco a fazer de sofisticado, mas no geral safa-se melhor que a maioria.

E tem um grande mérito: escolhe os seus actores a dedo e proporciona-lhes papelões. O melhor de ‘Tempestade Tropical’ são precisamente os seus actores, com natural destaque para o genial Robert Downey Jr. (a fazer de actor australiano a fazer de negro no filme dentro do filme!) e para um irreconhecível Tom Cruise, que confirmando a sua tendência para brilhar quando faz papéis secundários, saca aqui uma performance antológica.

Tropic Thunder, E.U.A., 2008. Realização: Ben Stiller. Com: Ben Stiller, Jack Black, Robert Downey Jr., Brandon T. Jackson, Jay Baruchel, Danny McBride, Steve Coogan, Nick Nolte, Tom Cruise, Matthew McConaugh.

0 comments: