Recent Posts

2.1.09

RocknRolla - A Quadrilha



RockandRolla é um retrato da Londres actual vista a partir do submundo do crime. Da Londres da especulação imobiliária e da corrupção a ela associada, dos emigrantes russos (uma das personagens é um bilionário russo, dono de um clube de futebol e de um iate…), das estrelas rock caprichosas, dos gangues, dos pequenos e grandes criminosos de toda a espécie.

Tudo isto narrado naquele estilo chico-esperto que é imagem de marca de Guy Ritchie: argumento engenhoso, diálogos rápidos, uma piada a cada esquina, uma câmara exibicionista, com movimentos lentos, com movimentos rápidos, com cortes bruscos, com uma montagem vistosa.

É sem dúvida um estilo que se pode tornar cansativo e até irritante, mas o filme aguenta-se sempre no fio da navalha, acabando milagrosamente por não resvalar para a auto-indulgência ou para a palhaçada e deixando-se ver bem. Embora no final não possamos de deixar de ficar com a sensação, como resumiu exemplarmente uma amiga com quem vi o filme, que é muita parra e pouca uva.
RocknRolla, Grã-Bretanha, 2008. Realização: Guy Ritchie. Com: Gerard Butler, Tom Wilkinson, Thandie Newton, Mark Strong, Idris Elba, Tom Hardy, Toby Kebbell, Jeremy Piven, Ludacris, Karel Roden.

3 comments:

André Moura e Cunha said...

Agora, a pior notícia. Ritchie afirmou que é o primeiro filme de uma trilogia...

Unknown said...

Então se se verificar a regra habitual nas sequelas, que é sempre a descer, estamos conversados...

mAson said...

Têm bom remedio caros amigos, NAO assistam ao 2º e 3º filme, nao desperdiçam o vosso tempo e poupam-nos a nós ( aqueles que apreciam o genero ) aos vossos comentarios "vazios" ..
Felizmente temos um Guy Ritchie a crescer e cada vez mais refinado!
Venham mais....