Recent Posts

25.2.09

Milk



Dentro do género biopic ‘tradicional’, ‘Milk’ é um filme perfeito. Sean Penn merece todos os encómios possíveis pelo seu papel de Harvey Milk, o primeiro político abertamente gay a ser eleito para um cargo público (supervisor na câmara de S.Francisco), e Gus Van Sant, um dos grandes realizadores do cinema actual, embrulha com estilo e precisão factos documentais e ficção para, a partir de Harvey, compor um retrato mais lato da luta pelos direitos homossexuais, e do movimento gay que se formou em Castro Street e rapidamente expandiu fronteiras.

O único problema desta obra está precisamente na palavra ‘tradicional’: 1) porque Todd Haynes já provou com ‘I’m not There’ que é possível estilhaçar o biopic com excelentes resultados; 2) porque de Gus Van Sant, especialmente depois do magnífico ‘Paranoid Park’, esperamos mais do que filmes convencionais (mesmo quando são imaculadamente bem feitos como este).

Mas, tal como Harvey Milk às tantas cortou o cabelo e pôs uma gravata, também aqui dá ideia que Van Sant não quis arriscar e deu mesmo prioridade a passar a ‘mensagem’ (a luta pelos direitos gay numa altura em que alguns passos atrás foram dados na Califórnia), sacrificando a ousadia em prol da eficácia e visibilidade. As nomeações para os Óscares e as duas importantes vitórias que obteve (melhor actor e melhor argumento original) mostram que conseguiu o seu objectivo.

Milk, E.U.A., 2008. Realização: Gus Van Sant. Com: Sean Penn, Emile Hirsch, Josh Brolin, Diego Luna, James Franco, Alison Pill, Victor Garber, Denis O`Hare.

1 comments:

O Puto said...

Apesar da eficácia e ar limpo do filme, tem os seus momentos Van Sant.