Recent Posts

20.2.10

La piscine
















Reparei neste filme graças a um post do Cine-Australopitecus, e uma recente visita a uma exposição sobre Romy Schneider, lembrou-me que a actriz foi muito mais que a célebre Sissi.

Em 'La piscine' ela é Marianne, uma bela mulher (e que bela era Romy Schneider) que passa umas férias de Verão em França, preguiçando-se com o seu namorado (Alain Delon) pela magnífica piscina da casa emprestada por uns amigos, até que a chegada de um antigo amante (Maurice Ronet) e da sua filha adolescente (Jane Birkin) cria uma série de tensões a quatro de mau augúrio.

'La piscine' começa em ambiente vagamente Antonioniano ou Zurliniano, em que prevalece um erotismo discreto e belo, mas às tantas passa, algo desconcertantemente, para uma espécie de policial trágico, onde domina o ciúme, essa força poderosa e destruidora entre todas.

Aliás, o policial foi o género onde se distinguiu o realizador Jacques Deray (incluindo vários filmes com Delon), que foi contemporâneo da Nouvelle Vague, mas que se via a si próprio como um mero realizador de filmes de entretenimento (apesar de ter sido assistente de nomes como Luis Buñuel ou Jules Dassin). Teve diversos filmes muito populares (incluindo este), mas hoje está indubitavelmente mais esquecido que os realizadores da Nouvelle Vague. Não obstante, a julgar por este excelente 'La piscine', vale bem a pena descobri-lo.

La Piscine, França, 1969. Realização: Jacques Deray. Com: Romy Schneider, Alain Delon, Maurice Ronet), Jane Birkin, Paul Crauchet.

0 comments: