Recent Posts

11.5.10

Sondagem encerrada: Qual é o melhor filme de Hitchcock?


‘Vertigo – A mulher que viveu duas vezes’ foi o vencedor claro desta sondagem, com 40% dos votos. ‘Intriga Internacional’, ‘Janela Indiscreta’ e ‘Psycho’ compartilharam o 2º lugar com 14% dos votos cada, e ‘Os pássaros’ fechou o pódio com 7%. ‘Difamação’ teve 1 voto, tal como a opção ‘outro’ (note-se que ‘A corda’ e ‘Rebecca’ foram mencionados nos comentários). ‘Suspeita’ não mereceu a preferência de ninguém.

Refira-se que os leitores deste blog estão em sintonia com um sentimento generalizado entre os cinéfilos: nas clássicas listas do BFI/Sight & Sound, lideradas desde sempre pelo inevitável 'Citizen Kane', 'Vertigo' é o 2º na última votação dos críticos (e é o primeiro de Slavoj Zizek) e o 6º na votação dos realizadores, confirmando-se como o Hitch mais apreciado, e um dos filmes mais bem cotados de sempre entre os amantes da sétima.

2 comments:

Anonymous said...

E A Corda? Esse hino ao despojamento limpo e cirúrgico. Nem uma cena a mais, um diálogo a mais, um plao, uma palavra a mais? Todo ele contenção sem explicações, nem concessões? Parece um filme menor mas é perfeito.

Unknown said...

O problema é que o Hitch tem, no minimo, meia dúzia de filmes perfeitos e aqui só se podia votar num ;)