Recent Posts

26.8.10

O Último Airbender


A primeira coisa a dizer sobre 'O Último Airbender' é que é um filme para miúdos. Não para ‘miúdos e graúdos’ (como este, por exemplo), mas para miúdos. Parece-me difícil alguém com mais de, digamos, 14 anos, não se entediar ligeiramente com esta ‘fantasia’, em que uns putos fazem surgir água ou fogo do nada, através de uns passes meio de magia, meio de karaté, tendo como pano de fundo 'Reinos dos 4 elementos' e 'Avatares'. Se sobre a (falta de) originalidade do argumento fica tudo dito, que dizer da realização? Más notícias: é banal, indistinta, a milhas da espectacularidade de um ‘Senhor dos Anéis’ – e, para não variar, o 3D não aquece nem arrefece.

Não estivesse prantado no genérico final ‘Directed, Produced and Written by M. Night Shyamalan’ e jamais adivinharíamos que este produto anódino é criação de um dos (até aqui) mais interessantes argumentistas e realizadores da actualidade.

Podemos encarar a coisa de duas maneiras: 1) Shyamalan espalhou-se na sua primeira  aventura de fazer um filme juvenil; 2) Nem Shyamalan resistiu à inexorável infantilização em marcha de Hollywood (agora à boleia do renascido 3D). Como fã do realizador gostaria que a 1ª hipótese fosse a correcta, mas na verdade inclino-me mais para a segunda…

The Last Airbender, E.U.A., 2010. Realização: M. Night Shyamalan. Com: Noah Ringer, Dev Patel, Nicola Peltz, Jackson Rathbone, Shaun Toub.


2 comments:

Mc Ako said...

como fã do realizador incluindo a senhora das águas?

Unknown said...

Incluindo 'A senhora da água', sim senhor.