Recent Posts

17.8.10

Os Mercenários


Estava com um bom feeling para este filme e a boa notícia é que não me enganei: ‘Os Mercenários’ é muito, muito divertido. Principalmente quem via "filmes de porrada” nos anos 80, em que Mr. Stallone era o principal expoente, não poderá deixar de se rir com vontade durante esta paródia anacrónica.

Stallone convocou a malta toda (só faltará Van Damme) e todos cumprem o seu papel (a sua caricatura) na perfeição: Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger têm um cameo fantástico (em que as ambições politicas do ultimo são devidamente gozadas), Jet Li é permanentemente ridicularizado como o ‘pequenino’ que só não é esmagado pelos grandalhões porque estes nem se dão ao trabalho, etc., etc. O único discurso ‘sério’ é deixado – e muito bem - para Mickey Rourke, ainda de visual à Wrestler.

Já o próprio Stallone – actor limitado – divide sensatamente o protagonismo com Jason Statham, que talvez saque aqui o seu melhor papel (está no registo habitual, mas como aqui encaramos a coisa como uma paródia…).

E quanto ao resto? Está à altura. O argumento é deliciosamente old fashion, sobre um bando de mercenários que se infiltra num ilhota sul-americana para depor o ditador corrupto (David Zayas, o agente Garcia de 'Dexter'), devidamente controlado por um ex-agente da CIA, e cuja oposição se resume à sua filha jeitosa (do caudilho). E, claro, tem inúmeras cenas de pancadaria espectacularmente inverosímeis, dignas do tempo em que Stallone sozinho enviava meio exército Afegão desta para melhor (no 'Rambo III', se não me falha a memória).

Stallone gosta de voltar ao passado. O pior é que quando o faz puxando à lágrima ('Rocky Balboa') se espalha ao comprido – tem a subtileza de elefante em loja de porcelanas. Mas a boa noticia, então, é que descobriu o modo certo de o fazer: recorrendo à (auto) paródia inteligente e com muito humor de primeira. Well done!

The Expendables, E.U.A., 2010. Realização: Sylvester Stallone. Com: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Eric Roberts, Randy Couture, Steve Austin, David Zayas, Giselle Itié, Mickey Rourke.

4 comments:

lourdes féria said...

Costumo ler o seu blog, até porque sou uma cinéfila. Depois de ler o seu post decidi mesmo ir ver Os Mercenários

Unknown said...

Que responsabilidade :)

pseudo-autor said...

Também me surpreendi muito, apesar do boicote que rolou na internet contra o Stallone. Os Mercenários é melhor que muito filmeco que se diz de ação estreando por aí.

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

RudeBitch said...

Ainda não vi, mas duvido que consiga ser tão bom como outra auto-comédia genial: JCVD