E também aqui há algo de eastwoodiano. Não que Affleck tenha unhas para poder ser comparado - nem como actor nem como realizador - com Eastwood, mas no sentido em que este é o tipo de argumento que imaginamos Clint a filmar.
Doug MacRay/Affleck é um assaltante de bancos e de carrinhas de tranporte de dinheiro, que segue as pisadas do seu pai que se encontra preso há longos anos. Doug teve a hipótese de ter uma vida diferente - chegou aos drafts de hóquei em gelo - mas o seu feitio violento, a tradição, o trauma provocado por uma mãe que o abandonou em miúdo, tudo contribuiu para que seguisse o destino espectável de quem nasceu num bairro de gangsters. O pai, a antiga namorada, o gang, o bairro, a cidade, tudo faz parte de uma grande teia familiar da qual Doug não consegue escapar ileso.
'A Cidade' é um thriller que se move algures entre o heist movie (com vários golpes e violência e mortandade em doses fartas) e o melodrama. O realizador Affleck tem olho para as cenas de acção e é capaz de manter o espectador sob tensão, mas tem mão pesada para o lado mais íntimo. A cena em que o actor Affleck descreve - com o olhar enviesado - à mulher por quem se apaixonou (a triste mas luminosa Rebecca Hall) o dia em que a mãe o deixou, demonstra uma subtileza e capacidade interpretativa dignas de um Stallone nos seus piores momentos.
Apesar de tudo, mesmo o filme ficando aquém do que podia e prometia, é ainda um thriller competente e acima da actual média hollywoodiana, e Affleck mantém os seus créditos como realizador. A ver vamos como os gastará no futuro.
The Town, E.U.A., 2010. Realização: Ben Affleck. Com: Ben Affleck, Rebecca Hall, Jon Hamm, Jeremy Renner, Blake Lively, Slaine, Owen Burke, Titus Welliver, Pete Postlethwaite, Chris Cooper.
The Town, E.U.A., 2010. Realização: Ben Affleck. Com: Ben Affleck, Rebecca Hall, Jon Hamm, Jeremy Renner, Blake Lively, Slaine, Owen Burke, Titus Welliver, Pete Postlethwaite, Chris Cooper.
2 comments:
Ainda não vi nada do Affleck realizador. É mesmo um novo talento a ter em conta?
P.S Gostei do "demonstra uma subtileza e capacidade interpretativa dignas de um Stallone nos seus piores momentos." eheh
Há quem ache que ele é um novo talento a ter em conta. Eu sinceramente não sei. Não acho nenhum dos 2 filmes que realizou muito bom, mas acho que há qualquer coisa em ambos... A ver.
PS: Eu até simpatizo com o Sly, mas quando me querem convencer que ele é um grande actor...
Post a Comment