Recent Posts

24.6.11

O Castor


Um homem, dono de uma companhia de brinquedos, casado e pai de dois filhos, está com uma depressão profunda, e resolve começar a comunicar exclusivamente através de um castor de peluche, que não larga.

Assim à partida é de temer o pior de um argumento destes, mas a coisa é levada a bom porto por dois motivos. O primeiro é o savoir faire da realizadora Jodie Foster, que encena com sobriedade esta história e ainda resolve bem os subplots, mais ou menos desenvolvidos (o filho pequeno com dificuldades de relacionamento; o mais velho que é um pequeno génio à deriva e se envolve com a rapariga mais gira - mas também mais complicada - do liceu). O segundo motivo chama-se Mel Gibson, que tem aqui um verdadeiro papelaço e dá credibilidade e dignidade a uma personagem quase impossível (uma pessoa arrepia-se só de pensar no que um Tom Hanks, digamos, faria com um papel destes).

Temos assim um actor em estado de graça, um tema dificílimo (a depressão) tratado da maneira menos óbvia mas com uma sensibilidade à prova de qualquer ridículo, e uma actriz que se torna uma senhora realizadora. Em suma, um filme que tem tudo para se tornar um pequeno clássico. 

The Beaver, E.U.A., 2011. Realização: Jodie Foster. Com: Mel Gibson, Jodie Foster, Anton Yelchin, Jennifer Lawrence, Cherry Jones.

2 comments:

Ana said...

Um filme que vale bem a pena, sem dúvida.

Unknown said...

Confesso que o fui ver assim um bocado a medo... Mas ainda bem que foi uma boa surpresa, que o ano anda fraco.