Recent Posts

22.7.11

A Melhor Despedida de Solteira


A minha ideia, quase no final de uma semana de muito trabalho, era por uma vez escapulir-me a horas decentes e meter-me numa sessão de fim de tarde (a melhor hora para ver um filme em sossego) e escolher uma coisa palerma e divertida. Devo dizer que não achei 'A melhor despedida de solteira' assim tão divertido. Mas a boa notícia é que está longe de ser palerma. Pelo contrário, achei-o de uma maturidade assinalável (claro que no actual estado infantilizado de Hollywood as expectativas são sempre baixas, mas ainda assim).

Desde logo tem uma actriz imensa - Kristen Wiig - de quem eu nunca tinha ouvido falar, mas que mete todos os Seth Rogen deste mundo num bolso. Depois, tem uma realização sóbria, o que nestes casos é um elogio e não um chavão (há duas ou três cenas que eu teria dispensado, mas até aí a escatologia é contida e são mesmo só duas ou três). Finalmente, e aqui está o espanto maior, tem um belo argumento, que dá vida às suas personagens (Annie/Wiig na primeiríssima linha) e que, como quem não quer a coisa, à sua maneira, simples e directa, critica muito mais implacavelmente um certo tipo de vida americano, de aparências & dinheiro, do que qualquer 'Girlfriend Experience', para ficarmos por outra estreia recente.

É verdade que não me ri às gargalhadas. Mas estive sempre com um sorriso na boca e tive o prazer, cada vez mais raro numa sala de cinema, de ser agradavelmente surpreendido.

Bridesmaids, E.U.A., 2011. Realização: Paul Feig. Com: Kristen Wiig, Rose Byrne, Maya Rudolph, Melissa McCarthy, Chris O`Dowd, Ellie Kemper, Wendi McLendon-Covey, Jon Hamm.

2 comments:

Anonymous said...

É verdade.
Eu tendi mais para este lado: http://30epicos40etal.wordpress.com/2011/07/21/save-the-date/
:)

Unknown said...

Se calhar gostámos precisamente por ser um filme para quem está nos trintal e tal, quarenta e picos e não para teens :)