Recent Posts

6.1.12

A gruta dos sonhos perdidos


Em 1994 um grupo de cientistas franceses descobriu as agora chamadas Grutas Chauvet, cheias de ossadas de animais e com dezenas de pinturas rupestres datando de há mais de 30 mil anos – quase o dobro de outra qualquer descoberta do género. O facto de um desabamento de rochas há milhares de anos ter tapado e escondido completamente as entradas permitiu que esta verdadeira cápsula do tempo tenha sobrevivido incólume até hoje. O local foi selado e só um grupo restrito de cientistas tinha acesso a ele, até que Herzog conseguiu uma inédita autorização para lá filmar durante uns dias (em condições limitadas).

O que poderia ser um interessante documentário 'à National Geographic' torna-se nas mãos de um dos criadores mais insólitos do cinema actual em algo um bocado diferente disso. Herzog está fascinado com os artistas (como lhes chama repetidamente) de há 30.000 anos, vê mesmo nas pinturas um proto-cinema (pois tentam emular o movimento dos animais), e divaga a partir daí sobre outras formas de arte que existiriam, como a música - foram  descobertas flautas da mesma época umas centenas de quilómetros ao lado, na Alemanha.

E, claro, Herzog interessa-se como sempre pelas pessoas com quem contacta, principalmente os 'cromos', como um arqueólogo do grupo que estuda as grutas, que antes de o ser trabalhava como malabarista num circo, ou um mestre perfumista que procura grutas escondidas através do olfacto...

Não se afastando nunca do seu objecto principal, a beleza das grutas, os cristais que as cobrem, as pinturas, os rastos animais e humanos, que filma longamente, Herzog não foge ainda assim ao seu estilo muito próprio: em alguns planos fixos, em que retrata os cientistas enquadrados como num quadro a olharem para a câmara, com banda sonora em fundo, lembrei-me de filmes como 'Fata Morgana', por exemplo.

E a ironia cortante de Herzog revela-se em todo o seu esplendor num post scriptum, em que nos mostra como uma central nuclear construída ali mesmo ao lado criou, com os seus vapores, um surreal ambiente tropical, com crocodilos e tudo, numa zona completamente gelada há apenas uns milhares de anos...

Cave of Forgotten Dreams, EUA/Canadá/França/Alemanha/Grã-Bretanha, 2010. Realização: Werner Herzog. Documentário.

0 comments: