Recent Posts

8.10.04

The village



The village tem muitos pontos a favor: poucos filmes de terror nos conseguem sobressaltar tanto como este (que não pretende ser de terror); tem uma bela história de amor (até várias); tem excelentes actores (com destaque para Adrien Brody, o maluquinho da aldeia, William Hurt, espécie de patriarca biblico e, last but not the least, a serenamente bela Bryce Dallas Howard); tem uma fotografia melancólica e ocre que nos embala. Mas, o que Shyamalan pretenderia que fosse o ponto forte do filme é o seu ponto fraco: a história, a das surpresas, a do fim-reviravolta que os espectadores de Shyamalan obrigatóriamente esperam. Não só as surpresas são algo decepcionantes (e é cansativa esta obrigatoriedade da surpresa final), como a história (bastante reaccionária) não é totalmente convincente.
Uma nota final sobre as insistentes comparações entre M.Night Shyamalan e Hitchcock. Embora continue a considerar o primeiro um dos mais originais realizadores da actualidade, em minha opinião esta comparação com o mestre não faz qualquer sentido. Basta lembrarmo-nos de Vertigo, em que , ao contrário da peça em que o filme é inspirado, a meio do filme nos é mostrado que Judy é Madeleine. Ou, como explica Hitch a Truffaut: "estamos de volta ao dilema de sempre: queremos suspense ou queremos surpresa?".

1 comments:

O Puto said...

Foi o primeiro filme de Shyamalan que não valeu tanto pela(s) surpresa(s) final(is), mas pela fotografia e planos belíssimos. Para já, ainda não me cansam as surpresas, mas a história possui alguma inverosimilhança despropositada, que não costuma ser apanágio deste jovem realizador. Parabéns ao elenco, principalmente a (penso eu) estreante Bryce Dallas Howard, filha do realizador Ron Howard.