Este filme, realizado em 1999 por Bruno Almeida, um português radicado nos Estados Unidos, é curioso a vários níveis. Desde logo, pelos nomes nele envolvidos: o argumentista é Joseph Minion, o mesmo de 'Nova Iorque fora de horas', e os dois actores principais são Michael Imperioli e John Ventimiglia (respectivamente Chistopher e Artie - o chef, dos Sopranos). Este último é Louie, um presidiário que foge duas semanas antes de acabar a pena e telefona ao seu amigo Albert (M.Imperioli), que a principio se tenta descartar dele, mas que acaba por o acompanhar ao longo da noite. Os dois vão deambulando por Nova Iorque, vivendo diversas peripécias que por vezes roçam o absurdo, mas que vão reforçando a sua amizade. Pelo caminho vão-se cruzando com diversas personagens da fauna nova iorquina, o que permite ao espectador ir identificando uma série de secundários conhecidos como Joaquim de Almeida, Joseph R.Gannascoli (Vito dos... Sopranos), Drena de Niro (enteada de Robert) e até... Agnés Jaoui! Tudo isto filmado com uma fotografia sombria, que dá ao filme um ar 'sujo', algo artificial, uma espécie de continuação 'caseira' de 'Nova Iorque fora de horas'. Ou seja, estando longe do que se espera dum filme português, também está distante das produções hollywoodianas típicas, não tendo sequer os 'tiques' de que enferma muito do cinema independente Americano. Talvez seja um filme que está, como dizia António Variações da sua música, algures entre Braga e Nova Iorque...
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9.2.05
Em fuga
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Este filme, realizado em 1999 por Bruno Almeida, um português radicado nos Estados Unidos, é curioso a vários níveis. Desde logo, pelos nomes nele envolvidos: o argumentista é Joseph Minion, o mesmo de 'Nova Iorque fora de horas', e os dois actores principais são Michael Imperioli e John Ventimiglia (respectivamente Chistopher e Artie - o chef, dos Sopranos). Este último é Louie, um presidiário que foge duas semanas antes de acabar a pena e telefona ao seu amigo Albert (M.Imperioli), que a principio se tenta descartar dele, mas que acaba por o acompanhar ao longo da noite. Os dois vão deambulando por Nova Iorque, vivendo diversas peripécias que por vezes roçam o absurdo, mas que vão reforçando a sua amizade. Pelo caminho vão-se cruzando com diversas personagens da fauna nova iorquina, o que permite ao espectador ir identificando uma série de secundários conhecidos como Joaquim de Almeida, Joseph R.Gannascoli (Vito dos... Sopranos), Drena de Niro (enteada de Robert) e até... Agnés Jaoui! Tudo isto filmado com uma fotografia sombria, que dá ao filme um ar 'sujo', algo artificial, uma espécie de continuação 'caseira' de 'Nova Iorque fora de horas'. Ou seja, estando longe do que se espera dum filme português, também está distante das produções hollywoodianas típicas, não tendo sequer os 'tiques' de que enferma muito do cinema independente Americano. Talvez seja um filme que está, como dizia António Variações da sua música, algures entre Braga e Nova Iorque...
1 comments:
Também vi e não desgostei, mas aquele final não me convenceu muito...
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