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23.5.05

A pequena Lili



Este filme realizado pelo francês Claude Miller é livremente baseado
n´'A gaivota', transpondo a acção para a actualidade. Ao início o argumento segue mais ou menos fielmente a peça de Tchékhov, sendo uma espécie de versão modernaça: assim Treplev, o escritor que procurava novas formas dá lugar a Julien, realizador de um filme experimental montado por computador; Nina é a nossa Lili,a sua namorada e actriz do filme; Arkadina é Mado, naturalmente não uma grande dama dos palcos, mas uma movie star; e Trigorin é Brice, o amante e realizador famoso dos seus filmes. Esta primeira parte, chamemos-lhe assim, é francamente mazinha, sendo as personagens meras caricaturas das originais, com destaque para Julien, um menino mimado e mal-educado, a milhas do revoltado e complex(ad)o Treplev. Às tantas, no entanto, o argumento tem um golpe de asa, afastando-se completamente de Tchékhov e propondo um rumo alternativo para as personagens, voltando engenhosamente à peça no final. Embora nunca atinja altos voos, torna-se francamente mais interessante: libertando-se do pesado fardo das comparações dá alguma vida própria às personagens e consegue mesmo provocar alguma expectativa no espectador conhecedor da peça.
Falemos agora dos actores: o filme foi feito nitidamente para Ludivine Sagnier, mas na minha opinião ela está a milhas da sensualidade exibida em Swimming Pool, não obstante nos prendar com um nu integral ainda o filme está no genérico inicial! Quanto a Robinson Stévenin (Julien), um actor que parece incrivelmente um cruzamento entre Jonnny Depp e Emmanuelle Béart sem a beleza de nenhum deles, está bem melhor no papel de pessoa-que-encontrou-a-paz que no de menino zangado; Nicole Garcia (Mado) e Bernard Giraudeau (Brice) despacham a coisa com competência mas não mais, e assim o destaque vai inteirinho para dois actores que interpretam personagens secundárias: Jean-Pierre Marielle dá-nos um magnífico Simon/Sorin e Julie Depardieu uma muito bela Jeanne-Marie/Masha, personagem que aqui ganha grande relevo e a única que rivaliza com a original.

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