Recent Posts

18.9.05

Napoleon Dynamite


Não se entende a razão de este filme não ter estreado nas salas e ter apenas sido lançado em vídeo. Não foi certamente pelo excesso de filmes de qualidade, ou falta de salas. A indústria da distribuição de cinema custa a perceber que cada vez menos os espectadores dependem dos seus caprichos para poderem ver os filmes que lhes interessam.

Napoleon Dynamite suscitou opiniões extremadas! Atomo! considerou-o um dos melhores filmes de 2004, not_alone não o achou tão entusiasmante, mas numa coisa penso estarmos todos de acordo: A cena final de dança é já um clássico!
Devo confessar que começei por torcer o nariz. Pareceu-me mais uma comédia sobre adolescentes num liceu Americano.
E é! - mas é uma comédia sobre adolescentes nerds. Neste filme, o termo nerd (para o qual não existe uma tradução capaz em Português) não se aplica a miúdos de óculos que passam o dia a jogar playstation - nada tão sofisticado - mas a indíviduos sem a mínima noção do ridículo, ou das regras da sociedade. Se a beleza está nos olhos do observador, as piadas e as siuações cómicas em Napoleon Dynamite dependem de quem o vê. O filme foge completamente à formatação habitual das comédias: Não há ponto e contraponto, não há construcção de piadas, não há ritmo e muito menos existe um punch-line. Napoleon Dynamite irá parecer um objecto estranho e repugnante ou merecedor de culto, dependendo do grau de identificação do espectador com este universo. Como escreveu Harry Madox acerca de outro objecto estranho - Os bravos não têm descanso - "o leitor que veja por sua conta e risco".

2 comments:

Unknown said...

quando é que me arranjas este filme? ;)

David Santos said...

já tive para alugar...
mas tenho tido algum receio