Recent Posts

16.10.05

O Castelo andante



'O Castelo Andante' é o terceiro filme de Hayao Miyazaki que estreia em Portugal, depois de 'Princesa Mononoke' e 'A Viagem de Chihiro'. Miyazaki, que começou a ser conhecido por ser animador da clássica série de TV 'Conan, o rapaz do futuro', é imensamente popular no seu país ('Princesa Mononoke' foi à altura o segundo filme mais lucrativo da história do Japão, a seguir ao 'Titanic') e foi recentemente descoberto pela crítica ocidental ('A Viagem de Chihiro' ganhou o Urso de Ouro da Berlinale 2002). Ao contrário dos filmes anteriores, em que o realizador também assinava o argumento, 'O Castelo andante' baseia-se numa história da escritora inglesa Diana Wynne Jones, que no entanto se adapta que nem uma luva ao habitual universo de Miyazaki: um universo paralelo povoado por espíritos, por Deuses, por animais que falam, situado do outro lado do Espelho.
Movendo-se algures entre a fábula com mensagem, como o era a 'Princesa Mononoke', e o delírio surrealista de 'A Viagem de Chihiro', este filme conta-nos a história de Sophie, uma chapeleira de 18 anos a quem é lançado um feitiço que a transforma numa velhinha. Procura então refugio no castelo do belo mas amaldiçoado feiticeiro Howl, onde para além deste convive com o seu ajudante Markl, com o demónio de fogo Calcifer e com a Bruxa do Nada. O filme é um retrato desta 'família disfuncional' (mas unida, ao contrário da verdadeira família de Sophie), em que cada um tem os seus problemas e tem que lutar para os resolver e, de passagem, é também um manifesto anti-bélico.
Miyasaki mantém-se fiel à animação tradicional, numa época em que toda a gente já se rendeu ao digital, o que dá um aspecto anacrónico e estranho aos seus filmes, que não se parecem com mais nenhuns. Não acrescentando nada de novo à sua obra, 'O Castelo Andante' é ainda assim um bom filme que não desiludirá os fãs do realizador japonês. Aguardamos agora a estreia da 'Maldição do Coelhomem', de outro mestre da animação contemporânea, o grande Nick Park.
Hauru no ugoku shiro /Howl`s Moving Castle, Japão, 2004. Realização: Hayao Miyazaki. Longa-metragem de animação.

4 comments:

Unknown said...

Cara Senhora Xispinha:
Não deixe de passar por aqui, que em breve poderá ver a critica ao filme em questão. Fazemos tudo pelos nossos leitores.

Spaceboy said...

Do Miyasaki ainda só vi «A Viagem de Chihiro», que acho simplesmente genial. Estou com muita vontade para ver este «Castelo Andante».

Fil said...

Amei a , Viagem de Chihiro, e mal possa com certeza que vou ver o ,Castelo andante, adoro este senhor.
E ja agora ... acho que ja vi este template em qualquer lado ...

Unknown said...

Pois...ambos escolhemos o mesmo template, que aliás é partilhado por uma infinidade de outros blogs. Talvez possa escrever ao Hayao Miyazaki para me desenhar um novo :)