Recent Posts

30.11.05

As Bonecas Russas / A Residência Espanhola


Mais interessante do que analisar cada um dos filmes, é constatar a evolução das personagens desde o ano que passaram juntos em Barcelona como estudantes do programa Erasmus em A Residência Espanhola, até que se voltam a encontrar passado alguns anos a pretexto do casamento de uma delas em São Petersburgo. Xavier (Roamain Duris), é agora um escritor à procura da estória perfeita e da mulher perfeita. Tarefa complicada para uma personagem egocêntrica e vampírica. Ele é o retrato robot da Geração X de Douglas Coupland: Pessoas na casa dos 30 anos desencantadas por não terem o reconhecimento que sonharam, cínicas em relação ao conceito tradicional de família que se desmoronou com o boom de divórcios a partir dos anos 70/80, integradas na sociedade à custa do adormecimento forçado da personalidade ou de criarem um fosso cada vez maior entre o 'Eu Privado' e o 'Eu Público', sempre insatisfeitas, obrigadas ao prolongamento da adolescência até à idade adulta. As Bonecas Russas fala-nos da dificuldade de duas pessoas pouco dispostas a ceder em manter uma relação, do efeito entorpecedor da rotina na paixão, da interrogação constante acerca das opções tomadas e da procura da felicidade.

"Por mais que nos estejamos a divertir há sempre uma festa melhor do que esta".
Les Poupées Russes, França, 2005. L'Auberge espagnole, França, 2002. Realização:Cédric Klapisch. Com: Romain Duris, Kelly Reilly, Audrey Tautou

2 comments:

not_alone said...

Gostei muito da tua pequena reflexão. Também gostei muito dos filmes, especialmente a Residência Espanhola, marcou-me bastante.

atomo! said...

apoiando a opinião do Allen Douglas, parece-me algo realmente em 'circuito fechado', o que não deixa de ser interessante ter um espécie de sequela.

Já agora: magnifica definição da geração X... uma das mais curtas mas mais completas com que me deparei.