Recent Posts

18.1.06

Máquina zero



Sam Mendes, encenador teatral inglês, teve uma entrada de leão em Hollywood: o seu primeiro filme, 'Beleza Americana' foi um sucesso de público e critica e levou para casa 5 Óscares incluindo o de melhor filme e melhor realizador. Naturalmente que lhe seria difícil repetir o sucesso e de facto o seu segundo filme, 'Caminho para a perdição', parece não ter agradado a ninguém. Eu pessoalmente gostei, tal como gostei deste 'Máquina zero', tendo os filmes pelo menos dois pontos em comum: revisitam um género clássico (neste o filme de guerra, naquele o filme negro) e fazem-no muito bem, sendo superiormente realizados e interpretados. Não terão é uma marca autoral tão distinta como 'Beleza Americana', sendo difícil falar de um 'estilo' Sam Mendes, como até certo ponto podemos falar de um 'estilo' Woody Allen, ou Scorcese, ou Spielberg. Pode-se até discutir se 'Beleza Americana' não é muito um filme do argumentista Alan Ball (que é também o criador de 'Sete palmos de terra')...
'Máquina zero' segue o fuzileiro Anthony Swofford (Jake Gyllenhaal) na sua campanha na Guerra do Golfo. Embora seja um atirador de elite, passa meio ano no deserto sem ter oportunidade de dar um único tiro e a sua principal preocupação é combater o tédio. Os seus colegas não são muito diferentes e só pensam na melhor maneira de se divertirem ou, quando se preocupam com algo, é com as namoradas infiéis que estão à solta na América. Exceptuando o sargento (negro) e um ou dois latinos que falam para as câmaras de televisão no seu orgulho por servirem a pátria, ninguém está minimamente interessado na guerra (de que aliás mal se apercebem). É certo que sentem orgulho em ser 'jarheads', mas isso deve-se mais ao sentimento de pertença a um grupo, de estarem integrados numa comunidade, que a outro motivo qualquer.
Embora 'Apocalypse Now' e 'O caçador' sejam referidos durante 'Máquina zero', este está mais próximo de 'Os três reis' do que de qualquer um daqueles. Se os filmes sobre a 2ª guerra mundial eram sobretudo heróicos e patrioticos e os sobre a guerra do Vietname críticos e desencantados, os da guerra do golfo são abertamente cínicos e paródicos.
Jarhead, EUA, 2005. Realização: Sam Mendes. Com: Jake Gyllenhaal, Peter Sarsgaard, Laz Alonso, Brian Geraghty, Jamie Foxx, Skyler Stone, Wade Williams, Katherine Randolph, Chris Cooper.

3 comments:

Hebe said...

Meu querido,

meu blog mudou para:

http://diariodumanjo.blogspot.com/

beijocas

paulo said...

hello jovem amigo!
Gostei muito do teu blog e vou adicioná-lo a minha lista de blogs a ver periodicamente.
é muito util porque tb gosto de ir seguindo e vendo os bons filmes que há por aí.

abraços e desejos de um bom 2006 pa ti!
paulo tum

Sofia Saldanha said...

harry, já te esqueceste da promessa que fizeste no ano novo?