Recent Posts

18.10.06

Os aristocratas



Há uma velha piada que circula há dezenas de anos no meio do show business americano. A sua singularidade reside no facto de praticamente só o final ser 'obrigatório'. De resto, cada um a conta conforme a sua imaginação ditar. Uma regra não escrita que prevalece entre os cómicos profissionais é mesmo que quanto menos limites houver a contá-la, melhor ela funciona (embora nem todos concordem que seja uma grande piada!). 'Os aristocratas' é isto: um documentário de uma hora e um quarto sobre esta anedota. Dezenas de comediantes, desde celebridades (como Robin Williams, Eric Idle, Whoopi Goldberg ou...Cartman, de South Park!) até aqueles que só serão conhecidos nos E.U.A., contam a sua versão, qual delas a mais escatológica, politicamente incorrecta, abjecta, ordinária, de mau gosto, sei lá que mais. Digamos que temas como a defecação ou o incesto são dos mais glosados...
Aquilo que poderia ser apenas um objecto insólito - que o é! - acaba no entanto por ser muito mais do que isso: à medida que os intervenientes do filme vão reflectindo sobre esta anedota, porque é que mete piada ou não, porque gostam dela ou não, percebe-se que do que aqui se fala é de liberdade de expressão, e dos limites que existem (ou não) sobre aquilo de que nos podemos rir. Um tema mais que actual e pertinente, portanto, que o realizador Paul Provenza superiormente embrulha com uma capa divertidíssima e original - e prova que é mesmo possível rirmo-nos de uma anedota à quinquagésima versão!
The Aristocrats, E.U.A., 2005. Realização: Paul Provenza. Documentário. Com: Jason Alexander, Drew Carey, George Carlin, Billy Connolly, Gilbert Gottfried, Eric Idle, Eddie Izzard, Penn Jillette, Richard Lewis, Kevin Pollack, Paul Reiser, Andy Richter, Don Rickles, Chris Rock, Jeffrey Ross, Bob Saget, Sarah Silverman, Doug Stanhope, Jon Stewart, Fred Willard, Robin Williams, Steven Wright.

0 comments: