Recent Posts

25.11.06

No comments



"Tal como qualquer pessoa razoavelmente culta sabe, a verdadeira grandeza do legado histórico do cinema italiano, a sua contribuição histórica para a cultura europeia e universal do século XX, não reside no neo-realismo ou em qualquer outra excentricidade só apropriada para intelectuais degenerados, mas em três géneros únicos: os westerns-spaghetti, as comédias eróticas da década de 1970 e - sem dúvida alguma, o maior de todos - o peplum, espectáculo histórico (Hercules contra Maciste, etc.)"

Slavoj Žižek, 'A subjectividade por vir'

4 comments:

Unknown said...

Claro que há alguma subjectividade por trás da afirmação, já que há alguma realidade oculta na mesma. Sem dúvida que houve algumas contribuições (poucas, julgo eu) interessantes que não se inserem nas 3 categorias apontadas.

Abraço!

Unknown said...

O Pasolini, o Rossellini, o Visconti, o Fellini...nenhum se enquadra em qualquer destas 3 categorias!
Bem-vindo aos comentários cá do tasco.
Abraço!

Pedro Ludgero said...

Não sei se tentaste fazer publicidade negativa, mas perdi o interesse em ler este pensador. Pelo Fellini, o Rossellini e o Antonioni, também sei ganhar preconceitos.

Unknown said...

Não, não tentei :) Acho que vale mesmo a pena lê-lo - mesmo não concordando com ele em muitas coisas, a sua leitura é sempre estimulante.