Recent Posts

30.12.06

Top Livros Cinema




A ideia era divagar um pouco sobre a (não) edição de livros de cinema em Portugal, mas o adiantado da hora e o cansaço não o permitem. Estive a rever 'Uma história de violência', o meu filme do ano - de longe - e apercebi-me que o final é muito mais aberto do que aquilo de que eu me lembrava (Maria Bello nem chega a olhar para Vigo Mortensen...) . Vai daí apetecia-me deambular à volta deste filme, mas não quero deixar este top para trás, é um pretexto para, não direi divulgar, mas lembrar alguns livros. Ficam então os títulos e autores, sem nenhuma ordem especial, e comentário breves:

- O que Sócrates diria a Woody Allen, de Juan Antonio Rivera (Fenda). Sobre este já escrevi. O autor entretanto lançou um segundo volume, intitulado 'Carta abierta de Woody Allen a Platón', que ainda não não tem tradução portuguesa, mas se pode encontrar no El Corte Inglés - serve-se menos do cinema que o primeiro e incide mais sobre teoria política.

- O meu último suspiro (Fenda) - as memórias de Bunuel, sobre as quais tenciono escrever um post lá para meados de Janeiro.

- Conversas com Pedro Almodóvar , de Frederic Strauss (90 Graus) - ainda só olhei para ele na diagonal, mas não tenho dúvidas em destacá-lo. Pena não se editarem por cá mais livros com cineastas a falar na primeira pessoa.

Três livros importantes, de três editoras diferentes. Menos mau. E agora destaque para dois livros com chancela da Cinemateca, que tem feito um excelente trabalho no campo da edição - bastam as suas Folhas da Cinemateca .

- Otar Iosseliani, vários (Cinemateca) - o destaque vai direitinho para uma longa entrevista com o realizador, nascido na Geórgia quando esta era parte da U.R.S.S., e contemporâneo de Tarkovski, Paradjanov ou Boris Barnet - e que vale cada euro que o livro custa. Alguns breves excertos da entrevista podem ser vistos no blogue de Luis Miguel Oliveira, que a traduziu (aqui, aqui, aqui e aqui). E poder-se-iam citar mais não sei quantos. É imperdível.

- Pier Paolo Pasolini - O sonho de uma coisa (Cinemateca) - um álbum muito completo - e bonito - sobre 'um dos grandes personagens da Itália do século XX' (diz-se na introdução).

2 comments:

Unknown said...

Harry Madox [+ família + amigos],

Bom ano 2007!

Que a vida nos seja generosa e, saibamos nós corresponder.

Tomemos ainda maior consciência que a nossa vida está intimamente ligada ao nosso Planeta-Nave-Mãe.

Cuidemos dessa nossa ligação com Gaia.

Cuidemos da nossa sintonia com o céu, sem nunca deixarmos de andar aqui em baixo, disfrutando da vida.

Abraço.

António

Hugo said...

De facto o catálogo do Ciclo dedicado ao Iosseliani é excelente :-)