Recent Posts

12.2.07

As vidas dos outros



Este é um filme sobre um dissidente silencioso: um capitão da Stasi (a policia secreta da antiga RDA) que após décadas de 'bons' serviços prestados ao Estado, resolve proteger um dramaturgo do regime que se está a passar para o 'lado errado'. Um dos aspectos mais interessantes de 'As vidas dos outros' é nunca nos dar uma explicação objectiva sobre os motivos que levam o capitão Gerd Wiesler a pôr em perigo a sua carreira e até a sua vida para defender uma pessoa que não conhece. Talvez se tenha finalmente desiludido com o regime. Só se pode desiludir quem tenha tido ilusões, e sentimos que ele as teve, ao contrário do seu amigo e superior que manda investigar o escritor George Dreyman na esperança de descobrir qualquer desvio ideológico deste e, com essa denúncia, dar mais um passo em frente na carreira; ou do ministro da cultura que tem um motivo ainda mais prosaico para destruir Dreymen: cobiça-lhe a namorada, a actriz Christa-Maria Sieland.
O realizador Florian Henckel von Donnersmarck consegue-nos dar um retrato interessante do sinistro estado policial que era a RDA (a Stasi tinha 100.000 funcionários e 200.000 informadores), bem como do anónimo funcionário que consegue enganar este sistema orwelliano de vigilância e perseguição dos cidadãos (aqui especificamente dos intelectuais, sempre debaixo de olho neste tipo de regimes). Consegue também escapar quer ao visual telefilme, quer ao europudim, usando um estilo seco e asséptico, com uma fotografia áspera que combina bem com a desoladora paisagem de edifícios desumanizados da ex-RDA. Onde falha, na minha opinião, é na profundidade dos retratos das restantes personagens, que não conseguem escapar totalmente aos aquétipos e ganhar vida própria, não se conseguindo libertar o filme de uma certa ligeireza, de uma certa superficialidade, que contrasta com o tema que trata. Não podemos deixar de pensar que era possível, com esta matéria-prima, ir muito mais longe na exploração do lado obscuro dos seres humanos, daquilo que torna possível a perpetuação dos regimes baseados no medo, na eterna desconfiança de todos sobre todos.
Assim, fica apenas um filme simpático mas menor.
Das Leben der Anderen, Alemanha, 2006. Realização: Florian Henckel von Donnersmarck. Com: Ulrich Mühe, Sebastian Koch, Martina Gedeck, Ulrich Tukur, Thomas Thieme.

0 comments: