Recent Posts

9.4.07

10 filmes da vida de...

...Paulo Ferrero, 43 anos, licenciado em economia, viciado em cinema. É autor do blogue Cine-Australopitecus.



1. 2001-Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick
Um filme soberbo e profundamente actual, quer na técnica cinematográfica, quer no enredo, com base em Arthur C.Clarke. O filme da minha vida, visto no écran mágico do Tivoli, depois da cortina azul se abrir. Kubrick, sempre.

2. Blade Runner, de Ridley Scott
Bastaria a frase «if only you could see what I've seen with your eyes» para que fosse um dos meus preferidos. É o melhor Ridley Scott e Vangelis fez o resto. Mas atenção: sou fã da versão oficial, com narrador.

3. Excalibur, de John Boorman
O melhor filme feito sobre a lenda de Artur, e a despedida do Monumental, acompanhada por Wagner. Podia ter sido melhor? Não.

4. Brazil, de Terry Gilliam
Desparafusada parábola sobre a sociedade dos nossos dias, hiper-burocratizada e tele-comandada, onde uma mosca caída sobre uma máquina-de-escrever funciona como um grão de areia na engrenagem. Todos nós devíamos ter algo do sonhador Sam Lowry. Música espantosa de Ary Barroso.

5. Citizen Kane, de Orson Welles
O mais perfeito dos filmes, não tanto enquanto argumento mas enquanto realização. Welles mais egocêntrico e soberbo que nunca. Rosebud estará sempre em nós, por mais que nos esforcemos por fazer de conta.

6. Faust, de F.W. Murnau
Goethe teria adorado ver que o cinema de Murnau é arte maior. O expressionismo em quintessência, num jogo de sombras e assombrações não apenas do Mudo mas do séc.XX. Assombroso.

7. Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola
"O" filme sobre o Vietnam. E um Brando omnipresente apesar de só aparecer poucos minutos. Coppola em grande forma nesta sua extraganza inesquecível.

8. Metropolis, de Fritz Lang
A geometria e a lente de Lang, juntamente com o argumento futurista de Thea. Um filme que deve ser visto de tempos a tempos, para recordar.

9.Ivã, O Terrível, de Sergei Eisenstein
O melhor de Eisenstein, o que quer dizer o melhor da estética, da montagem e do que é genuinamente russo. Tem alguns planos imortais, e um Cherkasov impressionante.

10. Branca de Neve e os Sete Anões, produzido por Walt Disney
A quintessência do desenho animado, o melhor de Disney, a pureza das imagens, da história e das personagens. O triunfo da cor.

Todas as semanas um blogger cinéfilo falará aqui de 10 filmes da sua vida. O próximo convidado é Peeping Tom.

1 comments:

C. said...

Vi 8 dos 10 filmes e dou-te os parabéns pelas escolhas :)