Recent Posts

12.4.07

The Killers



As palavras são de Colin McArthur, no seu livro Underworld USA/O filme policial: "em The Killers, feito a partir do conto homónimo de Hemingway, estamos perante uma situação com que o crítico de cinema sonha, mas que raramente acontece: a mesma matéria-prima trabalhada por dois realizadores, ambos de forte personalidade, dando origem a dois filmes bem originais e distintos. O conto foi adaptado ao cinema por duas vezes, em 1946 por Robert Siodmak e em 1964 por Don Siegel. Cada uma das duas versões reflecte bem o mundo do seu criador: escuro, torturado e delirante no caso de Siodmak; frio, elegante e repleto de luz na visão de Siegel".

De realçar que o excelente conto de Hemingway em que ambos os filmes se baseiam não é mais do que uma sugestão de enredo: um homem espera calmamente num quarto de hotel que dois assassinos contratados o vão matar. Coube a Anthony Veiller, argumentista da primeira versão, inventar o porquê da não fuga deste homem ou, por outras palavras, inventar-lhe um passado. Sendo Siodmak um mestre do noir, não será estranho que tudo esteja relacionado com uma femme fatale (nada mais nada menos que Ava Gardner), sendo a trama deslindada por um detective dos seguros.
A versão de Siegel é uma variação desta história, centrando (naturalmente!) as atenções nos assassinos, representados pela extraordinária dupla Lee Marvin/Clu Gulager. Aliás todo o elenco desta segunda versão é magnífico, incluindo ainda Ronald Reagan (e que estranho é vê-lo num filme!) e, no papel da vítima - representada por Burt Lencaster no filme de Siodmak, e que aqui ganha muito mais relevo - temos... John Cassavetes.

Vale bem a pena ver os dois filmes de enfiada (e quem não conheça o conto de Hemingway, que o leia): não há muitas formas melhores de ter uma lição de cinema.

4 comments:

Capitão Napalm said...

Ainda ontem vi o original. Curiosidades...

Anonymous said...

Tenho mesmo de arranjar a edição com os 2 filmes. É que não é só eles serem (provavelmente e segundo dizer) dois bons filmes. É serem baseados em algo que o Hemingway escreveu : )

Unknown said...

O Hemingway era um grande contista, e estes filmes talvez sejam as melhores adaptações de qualquer obra dele.

redonda said...

Gostei do seu blog. Cheguei até aqui quando fazia uma busca no google sobre um filme. Um destes dias conto voltar com mais tempo para ler o que está para trás e o que vier para a frente...