Se me perguntarem pelos actores da minha vida, John Wayne, que nasceu faz hoje 100 anos, não será um dos primeiros nomes que me ocorrerá.
Mas a verdade é que num certo tipo de papeis foi o maior, e teve a sorte ou o engenho de ser dirigido por alguns dos melhores (Ford e Hawks, claro, mas também DeMille e Nick Ray entre muitos outros).
Não é por acaso que está em 2 dos 10 filmes da minha vida.
6 comments:
nunca tive especial simpatia por ele, até ver o The Searchers, num papel torturado e solitário que me fez redescobrir e reavaliar a carreira do Duke. Para mim o papel de wayne como Ethan no The Searchers é o papel da sua vida. Abraço
Também concordo com o comentário anterior. Ethan Edwards é o papel da vida de John Wayne.
Outra coisa: acho que Nick Ray não teve nenhuma influência na carreira do Duke já que com ele só fez um filme (Inferno nas Alturas) que é quase desconhecido na carreira dos dois.
Sim, claro. A ideia era lembrar que além de Ford e Hawks, John Wayne na sua extensíssima carreira trabalhou com muitos outros grandes realizadores.
Sim, de facto, e até teve sorte em passar por momentos-chave na história do cinema. Caso do Stagecoach do John Ford, de 1939, que veio dar uma nova visão do modo de fazer um western.
Pois - o certo é que soube escolher muito bem com quem trabalhava, e entra em várias obras-primas. Já quando passou para trás da câmara , a história é bem diferente :)
Concordo. O Alamo acaba por ser um "pastelão", apesar da qualidade dos actores e de algumas cenas rodadas pelo ford, e os "boinas verdes" (que nunca vi, confesso) dizem que é um filme de pura propaganda anti-soviética e de exaltação do vietnam.
Post a Comment