Recent Posts

8.6.07

O odor do sangue



Carlo (Michele Placido), escritor e jornalista, tem uma amante, Lu (Giovanna Giuliani), com quem vai frequentemente para a sua casa de campo, às claras, com o conhecimento da sua mulher, Silvia (Fanny Ardant), que é assim deixada sozinha na sua bela casa de Roma. Ela também terá amantes ocasionais, e ele aprova-o: só assim é possível manter o casamento, longe das convenções pequeno-burguesas. Mas um dia ela conta-lhe que um rapaz muito mais jovem, um rufia, a seduziu e a persegue, a atrai. Carlo aí não gosta (apesar de a sua amante ser também bastante mais nova) e manda às malvas as suas teorias sobre relações livres, que lhe parecem agora artificiais e de um idealismo absurdo.
Estando estes dados lançados, parece que estamos em território conhecido: a análise comportamental e amorosa da alta burguesia, não longe, por exemplo, de um Antonioni. Mas rapidamente percebemos que o filme vai (também) noutra direcção, quando começamos a suspeitar que nem tudo o que Silvia diz é verdade e quando começamos a ver que Carlo ouve aquilo que deseja, que a sua obsessão com o romance da mulher se confunde com masoquismo. Que o que está em jogo são desejos e pulsões mais fortes que um simples jogo de salão entre um casal sofisticado.
Sendo, digo-o já, um filme muito interessante, Mario Martone (encenador e realizador, por esta ordem), não consegue porém desenvolver todas as potencialidades cinematográficas deste argumento. Não é só o facto de por vezes haver um excesso de decorativismo, de busca do plano perfeito; também a narrativa pedia mão mais firme. Tanto se perde um pouco entre as 3 personagens (Lu parece que vai sendo abandonada pelo realizador, tanto como por Carlo), como é excessivamente explicativa, demonstrativa. Martone tem, no entanto, o engenho de nos oferecer um final enigmático e aberto.
Tudo somado, 'O odor do Sangue', com o seu erotismo, a sua vontade de arriscar, a sua diferença, é um filme que vale bem a pena descobrir. Pena que seja o primeiro do realizador italiano a estrear por cá, mas isso é outra conversa...
L`Odore del Sangue, França/Itália, 2004. Realização: Mario Martone. Com: Michele Placido, Fanny Ardant, Giovanna Giuliani, Sergio Tramonti, Italo Spinelli, Norman Mozzato.

0 comments: