Recent Posts

6.6.08

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal



Nunca fui especial fã de Steven Spielberg e muito menos da trilogia Indiana Jones, de cujos filmes sinceramente já nem me lembro muito bem. Não serei assim a pessoa mais indicada para elaborar considerações metafísicas à volta do regresso do herói, quase 20 anos depois.

Registo com agrado, no entanto, que não há neste quarto episódio qualquer tentativa de nos impingir reflexões pseudo-profundas sobre 'o envelhecimento do mito', ou tretas no género a la Bronco Stallone. Há apenas, uma vez mais, a vontade de nos contar uma história de aventuras, de nos entreter honestamente com peripécias e lutas de bons contra maus.

Ainda assim, na minha opinião o resultado não é muito entusiasmante, não havendo aqui um grão de originalidade e sendo o filme vagamente entediante e mesmo algo pateta. Um filme desnecessário, diria. Mas também é verdade que há sempre algo em Spielberg que nos remete para para uma certa inocência primordial de fazer cinema, há sempre uma certa magia, para usar um termo foleiro caro aos seus admiradores. E isso uma vez mais está presente, o que aliado ao facto de Harrison Ford estar em excelente forma, justifica que o tempo despendido com este último Indy não seja totalmente perdido.
Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, E.U.A., 2008. Realização: Steven Spielberg. Com: Harrison Ford, Cate Blanchett, Karen Allen, Shia LaBeouf, Ray Winstone, John Hurt, Jim Broadbent, Igor Jijikine.

1 comments:

Unknown said...

Já me disseram que este filme é um real deboche. Será? :S