Recent Posts

9.6.08

Os reis da rua



Tom Ludlow (Keanu Reeves) é o homem dos trabalhos sujos do Departamento de Policia de Los Angeles: qual Dirty Harry, ele prefere disparar primeiro e perguntar depois. Para quê levar um suspeito a tribunal e arriscar a sua absolvição, se o pode matar logo e ficar o assunto resolvido?

O seu chefe (Forest Whitaker) protege-o, mas um capitão dos assuntos internos (Hugh Laurie, o famoso Dr.House) começa-o a incomodar: aparentemente um seu colega e ex-amigo denunciou os seus métodos pouco ortodoxos. Digo aparentemente, porque neste filme nada é o que parece (embora o espectador experimentado não se acredite nas parecenças e cheire o 'vilão' a léguas), e não tardamos muito a ver-nos envolvidos num enorme novelo de corrupção e interesses pouco claros, em que quanto mais se mexe mais emaranhado fica. Não há praticamente uma pessoa neste filme que seja honesta, e Keanu Reeves, um assassino consumado e impiedoso, acaba por fazer o papel de bom da fita, pois é uma mera peça do puzzle, que mata os 'maus' não por dinheiro ou ambição, mas ''apenas'' porque são criminosos. Quem se indignou com o fascismo de Dirty Harry tem neste argumento mais do que cínico - baseado numa história de James Ellroy, que também aparece como co-argumentista - pano para mangas...

Deixando agora o enredo de lado, diga-se que o realizador David Ayer (argumentista de 'Dia de Treino', que volta assim a um terreno que bem conhece), não sendo um Don Siegel, não se safa mal de todo, sendo competente e eficaz q.b., tirando ainda bom partido do lado menos glamoroso de L.A. (ainda que actualmente este tipo de filmes me pareçam ser todos filmados da mesma maneira, por pessoas que viram séries de TV e vídeos de hip-hop a mais - e aqui nem faltam uns rappers conhecidos nuns papeis secundários).

Uma boa surpresa é Keanu Reeves, que não sendo Clint Eastwood, compõe a sua violenta e moralmente distorcida personagem com grande credibilidade e secura.

Tudo somado, é um filme que vale a pena ver.
Street Kings, E.U.A., 2008. Realização: David Ayer. Com: Keanu Reeves, Forest Whitaker, Hugh Laurie, Chris Evans, Terry Crews, Amaury Nolasco, Naomie Harris, Common, The Game, Cedric the Entertainer.

0 comments: