Recent Posts

30.6.08

The Mist - Nevoeiro misterioso



Se é certo que este filme de Darabont me parece falhar em algo essencial - meter medo ao espectador! - também é verdade que tem várias virtudes.

Na minha opinião falha por mostrar mais do que devia - todos os bicharocos que emergem do nevoeiro para matar pessoas causam, quando muito, repulsa. Sem dúvida que o invisível, o indefinido, seriam mais aterrorizantes.

Quanto às virtudes, sobressai desde logo o excelente conjunto de personagens, que estão fechadas num supermercado à espera que o nevoeiro assassino passe, desde a fanática religiosa que anuncia o apocalipse até ao insuspeitamente sensato e determinado empregado do supermercado (e a catártica cena em que este cala a primeira é excepcional na sua simplicidade). Toda a psicologia relacionada com este grupo fechado, em que para cada pessoa que tenta manter a calma há meia dúzia de pessoas absolutamente irracionais, é muito boa.

Last but not the least, tem o final menos Hollywoodiano de que me lembro desde 'A noite dos mortos-vivos'.
The Mist, E.U.A., 2007. Realização: Frank Darabont. Com: Thomas Jane, Andre Braugher, Marcia Gay Harden, Laurie Holden, Toby Jones, Nathan Gamble, Frances Sternhagen.

0 comments: