Recent Posts

22.9.08

Gomorra



'Gomorra' é um realista, seco e anti-glamoroso retrato da Camorra, a Mafia napolitana, cujos tentáculos se estendem por toda a sociedade italiana e ao que parece contribui com uma fatia não despicienda para o PIB do país.

Filmado com câmara à mão, sempre em cima dos actores (muitos deles não profissionais), acompanhando o dia-a-dia das personagens, o de grande parte delas banal, exercendo o seu ofício criminoso como se fosse outro qualquer, está nos antípodas dos sumptuosos filmes hollywoodianos sobre a Máfia, tipo ‘O Padrinho’ ou o ‘Scarface’ de De Palma – cujas personagens alguns pequenos criminosos de ‘Gomorra’ imitam.

Esta opção realista (que, claro, se insere numa vetusta tradição italiana) tem vantagens (o retrato global, sociológico, por assim dizer, é muito eficaz) e limitações (perde-se o detalhe psicológico). Penso que o filme se dispersa um bocado (vai acompanhando 5 histórias) e acaba por não aprofundar personagens que o mereciam (como o superdotado costureiro feito quase escravo).

No global, senti-me como quando vejo um bom documentário sobre um tema que me interessa, mas não excessivamente: mantive-me sempre atento e interessado, admirei o seu savoir-faire, mas nunca me chegou a entusiasmar.

Gomorra, Itália, 2008. Realização: Matteo Garrone. Com: Toni Servillo, Gianfelice Imparato, Maria Nazionale, Salvatore Cantalupo, Gigio Morra, Salvatore Abruzzese, Marco Macor, Ciro Petrone, Carmine Paternoste.

2 comments:

Anonymous said...

Adoro a expressão "savoir-faire"...

Unknown said...

Também eu...