Recent Posts

7.1.09

Austrália



‘Austrália’ começa mal, num tom paródico que me pareceu francamente despropositado. Mas depois, de repente, transforma-se num western. Com uma travessia de gado pelo deserto, com um baile, com nativos, com racismo, com proprietários gananciosos, com paisagens a perder de vista, com um cowboy solitário e uma mulher cheia de força. E é difícil eu não gostar de um western.

Claro que depois vem a guerra e a coisa perde fôlego, dispersa-se, desequilibra-se. E há coisas que nunca batem muito bem, como aquele lado místico (e os ‘especialistas’ que criticaram Bruce Chatwin por ter simplificado o canto aborígene no magnífico ‘Songlines’, aqui devem arrepelar o cabelo).

Mas entretanto já houve romance, aventura, tragédia, drama. E aquele prazer primordial de ver cinema por causa dos actores (chamem o que chamarem a Nicole Kidman, vale sempre o bilhete), das paisagens, do romanesco.

Esteja em cima da mesa um concurso de danças de salão ou Shakespeare, um musical ou um épico, uma coisa é certa: Baz Luhrmann nunca fará um filme convencional. Bebo um copo de Poor Fella a isso.

Australia, Austrália/E.U.A., 2008. Realização: Baz Luhrmann. Com: Hugh Jackman, Nicole Kidman, Bryan Brown, Brandon Walters, David Wenham, Jack Thompson.

3 comments:

Ricardo-eu said...

mas beba-o com companhia!

Unknown said...

Pode ser que a Nicole se queira juntar ;)

jugioli said...

Gostei das suas referências cinematográficas.

JU