Recent Posts

3.2.10

Anticristo


















Mais uma vez o Rei do Marketing planeou um filme ao milímetro para chocar, para se falar dele. Mas eu, infelizmente, só vi um desfilar de lugares comuns sobre culpa e sexo, sobre a natureza como espaço catártico mas impiedoso, com metáforas tão subtis como uma corça com um feto morto pendurado - e tudo embrulhado em montes de treta pseudo-terapeutica e psicologia de pacotilha a rodos. E cenas de sexo violento à fartura, é claro. E ainda um prólogo de uma foleirice indescritível. Ah, e não esquecer que tem uma fotografia "poética".

Já achei Von Trier pedante ('Europa'), insuportável ('Ondas de Paixão'), ridículo ('Dancer in the Dark') e demagogo ('Dogville'). Desta vez achei-o apenas infinitamente bocejante.

Antichrist, Dinamarca/Alemanha/França/Suécia/Itália/Polónia, 2009. Realização: Lars Von Trier. Com: Willem Dafoe, Charlotte Gainsbourg.

3 comments:

José said...

Não sou fã do Lars von, mas gosto do Europa. Pareceu-me interessante, fez-me lembrar o Kafka. Quanto ao Antichrist, digo o que ja disse no meu blogue, que achei de uma tremenda deselegância não terem adicionado uma cena de canibalismo. Só assim seria suficientemente chique.

Harry_Madox said...

eu estive mesmo para, em vez de gastar o meu latim com tão ruim defunto, fazer apenas um link para esse teu post. está tudo dito.

Mc Ako said...

subscrevo. por baixo, como convem.


http://atumacaco.blogspot.com/2010/01/nao-vou-por-ai-uma-posta-com-aliteracao.html