Recent Posts

3.2.10

Anticristo


















Mais uma vez o Rei do Marketing planeou um filme ao milímetro para chocar, para se falar dele. Mas eu, infelizmente, só vi um desfilar de lugares comuns sobre culpa e sexo, sobre a natureza como espaço catártico mas impiedoso, com metáforas tão subtis como uma corça com um feto morto pendurado - e tudo embrulhado em montes de treta pseudo-terapeutica e psicologia de pacotilha a rodos. E cenas de sexo violento à fartura, é claro. E ainda um prólogo de uma foleirice indescritível. Ah, e não esquecer que tem uma fotografia "poética".

Já achei Von Trier pedante ('Europa'), insuportável ('Ondas de Paixão'), ridículo ('Dancer in the Dark') e demagogo ('Dogville'). Desta vez achei-o apenas infinitamente bocejante.

Antichrist, Dinamarca/Alemanha/França/Suécia/Itália/Polónia, 2009. Realização: Lars Von Trier. Com: Willem Dafoe, Charlotte Gainsbourg.

3 comments:

JB said...

Não sou fã do Lars von, mas gosto do Europa. Pareceu-me interessante, fez-me lembrar o Kafka. Quanto ao Antichrist, digo o que ja disse no meu blogue, que achei de uma tremenda deselegância não terem adicionado uma cena de canibalismo. Só assim seria suficientemente chique.

Unknown said...

eu estive mesmo para, em vez de gastar o meu latim com tão ruim defunto, fazer apenas um link para esse teu post. está tudo dito.

Mc Ako said...

subscrevo. por baixo, como convem.


http://atumacaco.blogspot.com/2010/01/nao-vou-por-ai-uma-posta-com-aliteracao.html