Recent Posts

26.2.10

Uma outra educação

















Jenny tem 16 anos, uma vida rotineira nuns subúrbios da Londres do pós-guerra, e além de bonita é boa aluna e candidata óbvia a um lugar em Oxford. Mas um dia aparece na sua vida David, um homem mais velho que a seduz mostrando-lhe o que o dinheiro pode oferecer: bons carros e bons restaurantes, mas também concertos e viagens a Paris. Uma vida mais glomorosa, em suma. Claro que a vida é mais complicada do que isto, e este episódio vai ter o valor de 'uma educação' para Jenny.

'Uma outra educação' é realizado pela dinamarquesa Lone Scherfig ('Italiano para principiantes', 'Wilbur quer matar-se') e tem argumento de Nick Hornby (baseado nas memórias da jornalista Lynn Barber).

E este é, precisamente, um 'filme de argumento e actores', se não arrebatador, pelo menos bastante competente e interessante. Não há aqui qualquer menosprezo pela realizadora: de forma discreta potencia a sua matéria-prima, contorna o telefilme, e dá-nos uma fita bastante recomendável.

An Education, Grã-Bretanha, 2009. Realização: Lone Scherfig. Com: Carey Mulligan, Peter Sarsgaard, Alfred Molina, Olivia Williams, Dominic Cooper, Rosamund Pike, Emma Thompson, Cara Seymour, Matthew Beard, Sally Hawkins.

0 comments: