Recent Posts

13.3.10

New York, I Love You



Embora, como se pode notar, acabe mais vezes a dizer mal que bem, a verdade é que não resisto a ver estes filmes em segmentos, cada um dirigido por um realizador diferente (aqui, aqui, aqui, aqui). Embora tenha perdido nas salas 'New York, I Love You', segundo episódio do franchise  'Cities of Love', depois de 'Paris Je t'aime', eis que o escolhi para uma noite chuvosa em casa.

De todos os projectos anteriormente citados, este é talvez o mais enigmático. Não tem própriamente um ponto alto, mas também não tem - e isso faz toda a diferença - pontos baixos. Os episódios vão-se ora sucedendo, ora se entrelaçando, numa fluidez melancólica, sem quebras de ritmo nem de tom, embalando o espectador no seu cadenciar morno mas próximo, com uma homogeneidade surpreendente. E depois vão desfilando uma série de caras, de várias gerações, que é sempre bom rever: Natalie Portman, Christina Ricci, Ethan Hawke, Chris Cooper, Robin Wright Penn, James Caan, Drea de Matteo, Julie Christie, John Hurt, Eli Wallach (o Don Altobello do 'Padrinho III'), Cloris Leachman (a mulher do treinador Popper,  que tem o romance com Sonny, no extraordinário 'The Last Picture Show')...

Donde, além de um retrato das muitas vidas de Nova Iorque, 'New York, I Love You' é também uma espécie de 'Hollywood I Love You' ,  vindo ainda por cima de um conjunto de realizadores que inclui um Japonês, um Chinês, dois Indianos, um Turco-Alemão e um Franco-Israelita!

New York, I love You, E.U.A., 2009. Realização: Realização: Fatih Akin, Yvan Attal, Allen Hughes, Shunji Iwai, Wen Jiang, Shekhar Kapur, Joshua Marston, Mira Nair, Natalie Portman, Brett Ratner.

1 comments:

O Puto said...

Apesar do desequilíbrio que incorrem alguns destes filmes em segmentos, de que este é um exemplo, gostei muito de alguns.