Recent Posts

11.4.10

As ervas daninhas


Há um aspecto desconcertante neste novo filme de Resnais: onde o encaixar. Inicialmente pareceu-me que teria algo de 'Corações', porventura o seu filme mais caloroso; mas rapidamente me apercebi que os 'jogos' cerebrais, tão ao gosto de Resnais, lá estavam, para nos baralhar um pouco; entretanto, ri-me francamente numa mão cheia de cenas (nem sempre acompanhado pela sala); e, quando o filme passou mais abertamente para um registo de absurdo, que estivera sempre a pairar, desisti de vez de o tentar classificar.

Resnais (tal como Godard, tão diferente) tem um lado cerebral muito vincado que me impede de aderir totalmente aos seus filmes. Este não foi excepção, mas a sua inteligência, o seu modo engenhosamente divertido de apresentar as situações (aquele falso 'Fim' ao som da música da 20th Century Fox...), o domínio que o realizador tem de todos os elementos (mais uma vez os cenários merecem um destaque especial), os actores, magníficos como sempre, seduziram-me e por vezes até me encantaram.

Aos 87 anos - só será batido neste campo por Manoel de Oliveira - o realizador francês mantém-se em excelente forma.

Les Herbes Folles, França/Itália, 2009. Realização: Alain Resnais. Com: André Dussollier, Sabine Azéma, Emmanuelle Devos, Mathieu Amalric, Anne Consigny.

1 comments:

O Puto said...

Também gostei muito.