Recent Posts

12.4.10

De Paris com amor


Depois do excelente thriller 'sério' (dentro do género 'suspensão da descrença em alerta máximo') 'Busca implacável', Pierre Morel dá-nos agora um thriller dum subgénero a que poderemos chamar técnicamente 'palhaçada'.

Jonathan Rhys Meyers, um cérebro atinadinho da embaixada americana em Paris, cumpre o seu sonho de passar para os Serviços Especiais ao ser-lhe atribuída a missão de acompanhar um agente que chega à capital francesa em missão secreta. Esse agente, John Travolta, que é uma espécie de mistura entre Bruce Willis e Jackie Chan com um piscar de olho a Vincent Vega, tem como principal característica disparar em tudo o que mexe e, como diz modestamente às tantas, mata aí uma pessoa por hora durante o expediente - o que significa aproximadamente uma por minuto de filme.

Morel, como já havia provado, tem dedo para as cenas de acção e orquestra uma mortandade em tom de paródia como já não se via desde 'Shoot`em Up'. Rhys Meyers, na minha opinião, é um actor algo limitado, mas Travolta está como peixe na água e carrega facilmente o filme às costas. A bela Kasia Smutniak dá o toque de sensualidade que se espera de um filme passado à Paris.

Há quem aproveite estas tardes soalheiras de Domingo para ler o jornal numa esplanada à beira mar; eu enfio-me no cinema a ver filmes destes. E nem sempre me arrependo. Ontem, por exemplo.

From Paris with Love, França, 2010. Realização: Pierre Morel. Com: John Travolta, Jonathan Rhys Meyers, Kasia Smutniak, Richard Durden, Yin Bing.

0 comments: