Recent Posts

13.4.10

Sobre a pirataria cibernautica


Por mero acaso fui ter ao blog Novo Cinema Português (1949-80), e mais concretamente a este post, que tem uma interessante troca de comentários entre Jorge Leitão Ramos (JLR) e Paulo Cunha (PC), um dos responsáveis do blog

Paulo Cunha disponibilizou um link para o download de 'Fragmentos de um filme-esmola' e JLR pergunta-lhe se "um investigador do cinema português deve dar caminhos para a pirataria do cinema português?" PC responde que pretendeu "facilitar o acesso dos leitores deste espaço a ficheiros que estão alojados na internet e que são de manifesto interesse para o objecto deste espaço' e acrescenta que 'Pessoalmente, só recorro a estes ficheiros que estão alojados um pouco por toda a rede quando os filmes em questão não se encontram editados ou acessíveis ao público".

É uma questão interessante, agora que os downloads de filmes são uma realidade a que é impossível fechar os olhos.

Parece-me que um bom inicio de discussão está neste excelente post em que Milton do Prado critica quer quem acha que "tem todo o direito de fazer o que quiser com um arquivo eletrônico que chega em suas mãos. Não importa que algumas pessoas possam estar sendo prejudicadas, esse grupo não vai levar isso em consideração", quer quem "é contra cegamente, porque é crime. É o tipo de pessoa que acha que seguir a lei (qualquer tipo de lei) é a solução para todos os problemas da humanidade. " (será mais ao menos a posição de JLR).

E dá a sua opinião: "Pouca gente usa o verdadeiro potencial da rede: a possibilidade de garimpar pepitas, encontrar tesouros antigos escondidos, revelar algumas jóias raras até um tempo atrás. Não criemos ilusões: o percentual de gente que quer ver um filme do Pedro Costa no lugar de um filme do Spielberg é o mesmo antes e depois da internet. O que muda agora é que um cara que mora em Santo Antônio das Grotas, com uma conexão razoável e alguma paciência, pode baixar o que quiser e não se submeter a um cardápio totalmente restrito." (posição que será semelhante à de PC).
 
E eu? Bom, eu tenho umas centenas de dvds (só um é pirata - foi comprado na China, mais pela curiosidade de seguir um vendedor que me abordou com ar conspirativo e me levou por uma série de quelhos esconsos até ao lugar de venda; aí acabei por lhe comprar, por um euro, ou coisa que o valha, um suposto exemplar de 'Grindhouse' com 'Planet Terror' e 'Death Proof' - mas que fatalmente se verificou - já em Portugal - só ter o segundo; a propósito, acabei por comprar por lá  2 ou 3 dvds perfeitamente legais praticamente pelo mesmo preço...). Eu gosto de comprar dvds, de ter dvds, de ver dvds no leitor de dvd, mas também já saquei uma série de filmes, muitos dos quais dificilmente teria oportunidade de ver de outro modo (e já me aconteceu, como ao Milton, comprar depois o dvd quando é editado).
 
Sinceramente nunca pensei a sério no assunto, mas a minha posição tende para a do católico não praticante: concordo totalmente com quem defende os direitos de autor e tal, mas não resisto a ir sacando umas coisitas...

0 comments: