Na votação mais renhida das já aqui levadas a cabo, Federico Fellini foi eleito o realizador italiano preferido dos leitores, batendo Luchino Visconti por apenas 1 votinho (46% dos votos contra 43%). A fechar o pódio houve mesmo um empate: Michelangelo Antonioni e Sergio Leone (36% cada).
Depois, outro empate, entre Roberto Rossellini e Valerio Zurlini (20% cada), seguidos de Vittorio de Sica (16%), Nanni Moretti (13%) e Bernardo Bertoluci e Pier Paolo Pasolini (6% cada). A opção 'outros' também teve 6% dos votos e Roberto Begnini não mereceu a preferência de ninguém.
8 comments:
Foi por uma unha negra ;)
então e Nani não tem direito a nada?
O Nani não, mas o Nanni teve 13% Luís.
Por acaso fiquei surpreendido com a votação do Visconti, a do Fellini sempre achei que seria expressiva.
Sim, o Fellini já era previsível que fosse assim tão expressiva.
A minha sensibilidade é indiscutivelmente mais próxima do Antonioni e do Zurlini -, mas acho o Fellini um grandessíssimo realizador e artista.
Sim, isso é indiscutível. O mesmo para o Rossellini, o De Sica, o Antonioni e o Pasolini, grandes com G. Agora, o Visconti para mim foi o maior de todos. E foi o primeiro cineasta italiano que descobri. Quanto ao Zurlini ainda só vim um filme dele, Il Deserto dei Tartari que gostei muito. O próximo que verei será o Ragazza con la Valigia. Mas só de ter visto o Il Deserto tenho a certeza que foi um grande cineasta.
Fico contente que reconheçam o inesquecível Leone....
Post a Comment