Recent Posts

17.11.10

Sondagem encerrada: Qual é o maior realizador Italiano?


Na votação mais renhida das já aqui levadas a cabo, Federico Fellini foi eleito o realizador italiano preferido dos leitores, batendo Luchino Visconti por apenas 1 votinho (46% dos votos contra 43%). A fechar o pódio houve mesmo um empate: Michelangelo Antonioni e Sergio Leone (36% cada).

Depois, outro empate, entre Roberto Rossellini e Valerio Zurlini (20% cada), seguidos de Vittorio de Sica (16%), Nanni Moretti (13%) e Bernardo Bertoluci e Pier Paolo Pasolini (6% cada). A opção 'outros' também teve 6% dos votos e Roberto Begnini não mereceu a preferência de ninguém.

8 comments:

Álvaro Martins said...

Foi por uma unha negra ;)

Luís A. said...

então e Nani não tem direito a nada?

Álvaro Martins said...

O Nani não, mas o Nanni teve 13% Luís.

Unknown said...

Por acaso fiquei surpreendido com a votação do Visconti, a do Fellini sempre achei que seria expressiva.

Álvaro Martins said...

Sim, o Fellini já era previsível que fosse assim tão expressiva.

Unknown said...

A minha sensibilidade é indiscutivelmente mais próxima do Antonioni e do Zurlini -, mas acho o Fellini um grandessíssimo realizador e artista.

Álvaro Martins said...

Sim, isso é indiscutível. O mesmo para o Rossellini, o De Sica, o Antonioni e o Pasolini, grandes com G. Agora, o Visconti para mim foi o maior de todos. E foi o primeiro cineasta italiano que descobri. Quanto ao Zurlini ainda só vim um filme dele, Il Deserto dei Tartari que gostei muito. O próximo que verei será o Ragazza con la Valigia. Mas só de ter visto o Il Deserto tenho a certeza que foi um grande cineasta.

Anonymous said...

Fico contente que reconheçam o inesquecível Leone....