Recent Posts

9.5.11

A Cidade dos mortos


A ‘Cidade dos mortos’ é o conjunto de cemitérios do Cairo, que ocupam qualquer coisa como um quarto desta gigantesca metrópole. Mas o que verdadeiramente os distingue é que são também cidades dos vivos: aí vivem milhares e milhares de pessoas. Quer nos próprios túmulos (os túmulos muçulmanos têm geralmente uma sala para os familiares irem orar, e as pessoas foram-nas ocupando ou alugando para viver…), quer no que se foi construindo à volta deles. E as pessoas fazem lá a sua vida: convivendo com os funerais há mercados, há casamentos (um deles ocupa exclusivamente a curta 'Waiting for Paradise' que se segue ao filme), há rapazes a enviar piropos às raparigas, há crianças a jogar futebol, etc., etc., etc.

O maior mérito de Sérgio Trefaut está precisamente na ideia que originou o filme: dar-nos a conhecer este mundo insólito e certamente desconhecido para a maioria dos espectadores ocidentais. Quanto à sua concretização a mim pareceu-me sempre que lhe faltava qualquer coisa. Trefaut é um bom realizador e não nos dá uma reportagem televisiva, mas também não consegue escapar completamente ao estereótipo deste tipo de documentários, mesmo tendo o engenho de entregar a voz off a um coveiro local em vez de ter o habitual narrador ‘neutro’. Faltou-lhe um pouco de imaginação na montagem, talvez.

Seja como for, vale a pena ver, nem que seja para verificarmos, uma vez mais - mas sempre com algum espanto - que o ser humano se adapta rigorosamente a tudo.

(PS.: No genérico final, aquando da indicação dos financiamentos, listados por países, surge depois de Portugal (RTP, etc) e da Espanha (Junta da Andaluzia, salvo erro)… a Finlândia, o que provou uma gargalhada bem disposta de parte da sala!)

A Cidade dos mortos+Waiting for Paradise, Portugal/Espanha/Egipto, 2009. Realização: Sérgio Trefaut. Documentário.

0 comments: